ATENÇÃO: Os textos abaixo são de autoria do Pe. Antônio Carlos D'Elboux. A reprodução de qualquer um deles deverá ser acompanhado da "fonte" ou "caminho" onde encontra-se o texto publicado.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

Neste ano a Campanha da Fraternidade tem por tema: "Fraternidade e a Vida no Planeta" e por lema: "A criação geme em dores de parto", retirado da Carta de São Paulo aos Romanos. Seu objetivo é: "Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta".

Em nossa paróquia estamos estudando, nas reuniões em família, o livreto preparado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sobre o assunto. Na catequese, os catequistas estão motivando as crianças, os adolescentes e os jovens sobre o assunto da Campanha da Fraternidade. Na Matriz e nas Capelas estão expostos banners e cartazes sobre a Campanha da Fraternidade. Nas homilias o padre fala também sobre o assunto, procurando motivar as pessoas para ações concretas na defesa do planeta.

O cartaz da campanha apresenta dois planos. No fundo há uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente e deixando o céu acinzentado. Em baixo está um rio com água suja, mostrando a natureza devastada, de onde resultam as enchentes, o aumento do nível do mar e os tsunamis. Em primeiro plano há uma mureta que mostra que, apesar da devastação, ainda há vida. Um broto e um cipreste com as raízes incrustadas e uma borboleta testemunham que ainda existe esperança.

A Campanha da Fraternidade começou na quarta-feira de cinzas e acaba no Domingo de Ramos, com a coleta em favor de entidades que trabalham para fazer com que a vida exista plenamente em nosso planeta. Na paróquia iremos ainda falar sobre a Campanha da Fraternidade na procissão da Sexta-feira Santa, quando faremos uma grande Via-Sacra, saindo da Capela N. Sra. Aparecida, no Bairro Popular, e vindo até a Capela Santo Antonio. Faremos uma comparaçao entre os sofrimentos de Jesus e os sofrimentos hoje causados pelo nosso desrespeito à natureza, que cobra um preço muito alto de todos.

Hoje à noite estaremos celebrando a missa festiva de São José, no Sítio Limoeiro, às 20h. São José, carpinteiro e pai adotivo de Jesus, é o patrono das famílias e dos trabalhadores. Que São José interceda junto a Deus por todos os que levam o seu nome e o tem por padroeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário